Postagens populares

segunda-feira, 1 de março de 2010

Sem santificação ninguem verá o senhor

POR QUE O DIABO LUTA TANTO CONTRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO ?


Estas duas passagens bíblicas, trazem algumas das últimas palavras de Jesus :

a) Jo. 17:14-20 : é a oração que Jesus faz pelos discípulos, momentos antes de ser preso, torturado e morto.

b) Ap. 22:7-17 : aqui, na revelação a João, Jesus conta sobre os últimos dias e os acontecimentos finais, antes de sua segunda vinda. Neste texto, temos praticamente as últimas palavras do Mestre nas Escrituras !

Que interessante ! Em Jo. 17, na chamada “oração sacerdotal”, Cristo clama ao Pai, a favor daqueles discípulos e de outros que ainda viriam a crer no Evangelho : “Não peço que os tires do mundo; e sim, que os guardes do mal (...) Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade (...) E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade”.

Em Ap. 22, percebemos que nos últimos dias, haverá uma radicalização : os injustos e imundos (pessoas que não querem fazer a vontade de Deus) continuarão a agir desta forma, e os justos e santos se apegarão à Santidade (v.11). Mas só os que “lavam suas vestes no sangue do Cordeiro”, é que terão direito de entrar na cidade santa (v.14).

O ponto em comum entre as duas passagens, é que Jesus enfatiza nelas, a importância da Santificação !

Fazendo uma comparação com os nossos dias, notamos que está existindo uma “BANALIZAÇÃO DA SANTIFICAÇÃO”. É certo que sempre temos aqueles que são fiéis ao Senhor e que querem “levar Deus a sério” em suas vidas. Só que estes ESTÃO VIRANDO MINORIA ! Estão sendo tratados de forma cada vez mais acentuada e crescente, com um certo “PRECONCEITO ESPIRITUAL”, sofrendo humilhações sob a alegação de que “querem ser certinhos demais”. Isto nos lembra o recado que Paulo deu a Timóteo: “Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus, serão perseguidos” (2Tm 3:12).

Alguns, justificam sua falta de santificação, alegando não serem “RADICAIS ou LEGALISTAS”. Outros, decidem viver uma “VIDA DUPLA” (uma, com “cara de santo” na Igreja; outra, vivendo como o diabo gosta, durante a semana), por reconhecerem as dificuldades em dominar seus “impulsos e desejos”, contrários à vontade do Senhor. Mas o fato é que o diabo tem conseguido muitas vitórias, atacando a Santificação do povo de Deus.

Você já se perguntou : “POR QUE O DIABO LUTA TANTO CONTRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO?”. Creio que existem pelo menos 4 bons motivos, para tanto empenho satânico :

1o. MOTIVO : PORQUE CAMINHAR EM SANTIFICAÇÃO, VAI APROXIMAR-NOS DE DEUS (e é claro que ele não nos quer mais perto do Senhor!)

O autor de Hebreus nos declara que “Sem Santificação ninguém verá ao Senhor” (Hb 12:14b). O homem pecador não poderia permanecer na presença de Deus, que é Santo, sem ser fulminado. Quem nos possibilitou a aproximação do Senhor, foi o sacrifício de Cristo.

É isso que lemos em Hb 10:19ss: “Temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho, que ele abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. (...) Sendo assim, aproximemo-nos de Deus, com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos, para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo nossos corpos lavados com água pura”.

Mas Deus quer que Seus filhos PERMANEÇAM BUSCANDO a Santificação, pois ela é a característica daqueles que pertencem ao chamado “POVO DE DEUS”. Em 1 Pe 1:16 apóstolo declara: “Está escrito: Sejam santos porque eu sou Santo”.

Fomos chamados para viver em Santidade. Veja o que diz Paulo :

1Ts 4:7: “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a Santidade”.

Ef 1:4: “Porque Deus nos escolheu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença”.

2Co 7:1: “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade, no temor do Senhor”.

Aperfeiçoar a Santidade é um “trabalho conjunto: criatura e Criador”. NÓS, entramos com a DECISÃO de lutar, resistindo ao pecado; DEUS entra com a FORÇA para que vençamos ao diabo (Tg 4:7).

2o. MOTIVO: O DIABO LUTA TANTO CONTRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO, PORQUE QUANDO CAMINHAMOS EM SANTIDADE, ESCAPAMOS DE MUITAS DE SUAS ARMADILHAS

Para nos manter afastados de Deus, Satanás usa métodos e estratégias como: SEDUÇÃO, CORRUPÇÃO, REBELDIA, MENTIRA, INIMIZADES, INVEJA, IRA e tantas outras. Quanto menos íntimos do Senhor estamos, menos buscamos Sua Presença, menos estudamos a Sua Palavra. Como conseqüência, menos chances temos de reconhecer e fugir das armadilhas colocadas pelo inimigo, em áreas onde somos mais frágeis.

É por isso que tantos escritores bíblicos nos deixaram textos que nos alertam a ABANDONAR estas práticas, que talvez antes de conhecermos a Cristo, tenham feito parte de nossa VELHA VIDA. Quando conhecemos Jesus e entregamos nossas vidas a Ele, o Espírito Santo faz habitação em nós e nos orienta a FUGIR destes antigos costumes, pois agora temos uma NOVA VIDA em Cristo.

Veja o que Paulo diz em Ef 4:27-32: “E não dêem lugar ao diabo. O que furtava, não furte mais (...). Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês (...). Livrem-se de toda a amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como toda a maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente (...)”.

3o. MOTIVO: O DIABO LUTA TANTO CONTRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO, PORQUE CAMINHAR EM SANTIDADE, É ESSENCIAL PARA A EVANGELIZAÇÃO (e Satanás não quer ver ninguém evangelizado).

Jesus, na oração sacerdotal, diz: “Santifica-os na verdade (...). Assim como me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo” (Jo 17:17-18). Nesta oração, Cristo mostra que a Santificação precede a evangelização. Primeiro, ele pede que o Pai os santifique na verdade; depois Jesus diz que os envia ao mundo para pregar.

O apóstolo Pedro, diz em 1Pe 3:15-16 que devemos estar “sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em nós” (ou seja, estar prontos para evangelizar). Mas diz que devemos fazer isso “com boa consciência (...) para que fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento” (ou seja, com procedimento santo). SEM SANTIFICAÇÃO, NÃO HÁ AUTORIDADE PARA TESTEMUNHAR !

A Igreja de Cristo tem que ser um “SINAL HISTÓRICO”, mostrando a cada geração que O REINO DE DEUS CHEGOU! Onde Cristo chega, chegam as possibilidades de mudanças, os milagres começam a acontecer, a começar de tirar o homem do Império das Trevas e colocando-o no Reino de Deus. Nós somos EMBAIXADORES DESTE REINO, com o ministério da RECONCILIAÇÃO dos seres humanos com o seu Criador (2Co 5:18-20).

Mas quando não há busca de uma vida santificada, o diabo (como GRANDE ACUSADOR), questiona nossa autoridade, até mesmo diante das pessoas que estamos tentando evangelizar. São tantos os exemplos de pessoas que ouvem de seus amigos: “Que autoridade você tem para me falar sobre Deus? Eu vejo você agindo assim ..., você fez aquilo ... e mais aquilo ...”. Satanás quer humilhar e desprezar tanto ao EMBAIXADOR, quanto ao REINO que representamos.

4o. MOTIVO: O DIABO LUTA TANTO CONTRA A NOSSA SANTIFICAÇÃO, PORQUE CAMINHAR EM SANTIDADE, TORNA-NOS MAIS ATENTOS À VOLTA DE CRISTO (e Satanás não quer ninguém preocupado com a volta de Cristo).

A passagem de Ap 22:7-17, fala da aproximidade da volta de Jesus: “Eu venho sem demora” (v.7 e v.12); “O tempo está próximo” (v.10). Diz também que haverá uma definição de lados (v.11) “continue o injusto a praticar a injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar a justiça; e continue o santo a santificar-se”.

Portanto, nos últimos dias, veremos uma radicalização: de um lado, os que buscam a vontade de Deus; de outro, os que decidiram desprezar o Senhor. Talvez seja isso o que os evangelhos chamam de “separação entre bodes e ovelhas” (Mt 25:31-34).

Em Ap 22:14 vemos que são chamados de “bem aventurados” os que se santificaram (lavaram suas vestes). Terão uma recompensa eterna, pois entrarão na Cidade de Deus. Estas pessoas ANSEIAM pela volta de Jesus, como vemos no v.17 “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida” . Além de buscarem viver uma vida santa, ANSEIAM pela 2a. vinda, dizendo “Maranatha !!” (Ora, vem Senhor Jesus!!).
 


E VOCÊ? JÁ DECIDIU FAZER A SUA PARTE, NA LUTA PARA PERSEVERAR EM SANTIFICAÇÃO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário